23 de outubro de 2013

Desses que são um desabafo

Vou te contar uma coisa:
quem pariu o mundo
foi uma mulher

e é por isso
é
é por isso
que a gente é tão amada
é por isso
que esse amor, às vezes, vira espada
vira um dedo em riste
ou uma cara fechada

um dia, alguma mulher
no mundo
foi parir
e o marido
foi caçar

um dia, por algum motivo
caçar
passou a significar mais
do que criar
e por quê?

não desmerecendo o mérito de caçar,
mas criar...
foi daqui que você nasceu,
valente,
foi daqui que você saiu!

fui eu quem te pariu
e não foi fácil
gestar

não foi fácil
entender

e foi por isso também:

Um dia, alguma mulher
no mundo
engravidou
e não entendeu porque
engordou
e nem soube o que era aquilo
que
gerou

e, mesmo assim,
é pra isso que mulher vive:

pra criar!
o peito: pra dar de mamar!
o quadril: pra alargar

é a natureza humana:
mulher é mais fraca mesmo,
não aguenta muita coisa
- e esqueçamos a dor do parto -
mulher é mais frágil mesmo
chora à tôa
- e esqueçamos a dor da peia -
mulher é bicho burro
- e esqueçamos a capacidade de enxergar a sujeira do mundo sem cegar -


mulher,
meu filho,
filho meu,
é quem te pare
e nem por isso é obrigada a parir teu irmão

mulher é quem sangra todo mês
e nem por isso tem que ficar chorando
pedindo perdão

e nem por isso tem que ficar chorando
pedindo um igual ganha pão

não é porque eu sangro
que eu sou menos 
filho,
que paguem o que me devem e nada mais justo
nada mais justo
que ganharmos o mesmo
por trabalhos iguais

e já que se trata do simbólico
o vermelho do meu sangue não é dor:
é luta
mulher não é só vítima
mulher também levanta a mão

já que é pra falar de falo
a gente também levanta nosso membro
fálico
pra bradar indignação



e não vem tentar que dizer que isso é balela
porque desde que o mundo é  mundo
tem um peso enorme em cima dela

agora não me pede pra ir fechando a perna
e ter bons modos
se não eu digo
que mulher chora
e homem não
e você
vai ter inveja
de mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário